NEP Ribeirão NEP Ribeirão
-->

Quem Somos

O Núcleo de Estudos de Psicodrama de Ribeirão Preto foi constituído em fevereiro de 2006 por um grupo de psicodramatistas locais: Ani, Ciça, Edson, Elenice, Fabiane, Mônica, Odorico, Patrícia, Régis, Rosa e Stefânia foram quem estiveram no primeiro encontro. Mas o grupo manteve-se aberto a novas pessoas que foram agregando-se. Definida a estratégia de atuação, o núcleo decidiu-se por dois encontros mensais e o local estabelecido inicialmente foi o Espaço Cultural Ethos/Holos às sextas-feiras, das 10 às 12 horas. A partir de então, o núcleo foi estruturado em módulos semestrais temáticos e oferecido aos interessados no conhecimento do Psicodrama:


• 1º Semestre/2006 - Vida e Obra de Moreno, coordenado por Elenice Gomes

• 2º Semestre/2006 - Espontaneidade e Criatividade, coordenado por Ana Cecilia Chaguri, Neuza Bernardo e Cida Tanimoto. Ao final desse semestre foi projetado e discutido o filme “Quem somos nós”, sendo coordenadora da discussão Ani Cintra e Oliveira.

• 1º Semestre/2007 - Papel e Vínculo, coordenado por Ani Cintra e Oliveira e Elenice Gomes

• 2º Semestre/2007 - Teletransferência, coordenado por Célia Ferreira Santos, Edson Garcia Soares e Ninfa Gerep Zamboni


Entre 2006 e 2007 foi realizado também um curso de duas semanas para alunos do curso de Psicologia da USP - Ribeirão. O pedido foi encaminhado diretamente dos alunos à psicodramatista Patrícia Izique. O curso foi ministrado por Ani Cintra e Oliveira, Edson Garcia Soares, Elenice Gomes, Mônica Silvestre, Patrícia Izique, Rosa Silvestre e Stefânia Simionato.



Em 2008 havia intenção de ser ministrado um curso de “Capacitação para Trabalhar com Grupos”. Por falta de objetivos comuns e também por questões internas ao grupo de psicodramatistas, esse projeto não se efetivou. No segundo semestre desse mesmo ano, foi oferecido um workshop a mulheres interessadas em aprofundar suas questões femininas: “Ser Mulher no século XXI”, coordenado por Ana Cecília Chaguri, Ani Cintra e Oliveira, Célia Ferreira Santos e Elenice Gomes.


Ana Cecília Chaguri Elenice Gomes Célia Ferreira Santos Ani Cintra e Oliveira


Uma semana após o término desse workshop, a querida psicodramatista Célia Ferreira Santos veio a falecer, vítima de um acidente vascular cerebral. O NEP então passou por um período de luto, por essa inestimável perda.



No segundo semestre de 2009 foram retomados as atividades do núcleo com o propósito de estudar a Sociometria, cuja referência bibliográfica foi a recente publicação para estudantes de “Quem sobreviverá?”. A partir de então o NEP passou a ser coordenado exclusivamente por Elenice Gomes e os encontros passaram a ser em seu consultório.


“No início de 2010 foi construído esse site pela ABC3 Web Design, sendo feito seu lançamento em fevereiro para se tornar um veículo de comunicação entre o NEP e o público em geral. No primeiro semestre desse ano ainda, recebemos uma solicitação do curso de ciências farmacêuticas da USP para trabalhar o papel profissional dos alunos desse curso através de uma vivência. Constituímos então uma equipe de trabalho no Núcleo para atender tal pedido composta por: Ana Rosa, Cybele, Luciana e Elenice, que coordenou os trabalhos.


Recebemos também no Núcleo a visita da colega psicodramatista de Franca, Rose Belga, que aplicou uma vivência em nosso próprio grupo para trabalho de conclusão de seu curso de Nível II, que está sendo cursado na SOPSP (Sociedade de Psicodrama de São Paulo).


A partir do segundo semestre desse ano, o NEP passou a se reunir semanalmente no mesmo dia (sexta-feira), horário (das 10 às 12 h) e local (consultório da Elenice). Os estudos seguem com o tema “Como trabalhar com grupos”, que articula agora a teoria com a prática de direção de grupos, sejam eles familiares, terapêuticos ou de trabalho.”


Em 2011 o Núcleo de Estudos voltou a funcionar quinzenalmente no mesmo dia, horário e local, em função do Curso de Especialização em Terapia Familiar e de Casal que o NEP passou a realizar em parceria com a ESOFS (Escola de Sociodrama Familiar Sistêmico). Tal curso acontece na sede do SEAVIDAS-USP Ribeirão Preto, um final de semana por mês.


Em 2013 o Grupo de estudos de Psicodrama achou por bem mudar o dia dos encontros de sextas para as quartas-feiras, passando a ser das 19:30 às 21:00 horas, mantendo-se quinzenalmente.
Essa mudança visou ampliar a participação de mais pessoas que se viam impossibilitadas de participarem nas manhãs de sexta-feira. O local continua o mesmo: consultório da Elenice. Paralela e intercaladamente, iniciou-se o Grupo de Estudos e Intervisão de Terapia Familiar e de Casal também às quartas-feiras, rodiziando o local nos consultórios das participantes.


No primeiro e segundo semestres de 2014 o grupo de estudos passou a estudar, discutir casos clínicos e ilustrá-los com filmes pertinentes aos casos.


Em outubro, o NEP realizou seu 1º Simpósio de Terapia Familiar no auditório do Palace em Ribeirão Preto: "A família brasileira na contemporaneidade", contando com 55 inscritos e tendo como palestrantes: Angélica Silva Gomes (famílias homoparentais e adoção) e Regina Brito (violência sexual em crianças e adolescentes)





Em 2015 o grupo de estudos de Psicodrama retornou em março, sendo novamente às sextas-feiras, das 10:30 às 12 h, no consultório da Elenice.

A quarta turma do curso de especialização em Terapia Familiar iniciou em agosto com 13 pessoas, mantendo a parceria NEP, ESOFS E SEAVIDAS/HC/USP.

Em outubro aconteceu no auditório do Centro Cultural Palace de RP o Seminário: “Psicodrama com crianças” com a psicodramatista convidada Profa. Dra. Rosalba Filipini.




Novembro foi o mês de inauguração do novo espaço do NEP e com ele, novas propostas de cursos e treinamentos para 2016 e com uma nova vertente: NÚCLEO DE ESTUDOS DE PROJETOS, sob a coordenação do Prof. FERNANDO COLUS.

Em seu 7º ano de existência, o site passa a ser um lugar virtual mais dinâmico e o NEP, um espaço real de troca e compartilhamento de conhecimentos diversos.



NEP RIBEIRÃO

Endereço: Rua Garibaldi, 3190 - Alto da Boa Vista - CEP: 14025-190 - Ribeirão Preto - SP

Fone/FAX: (16) 3911-5038